terça-feira, junho 05, 2007

Tyrannosaurus


Um gigante entre os carnívoros

Apelidado o «lagarto tirano», o Tyrannosaurus é o maior dos carnívoros. Este terrível caçador é o animal mais feroz que existiu em terra firme. Mede quinze metros de comprimento e pode pesar até 7 toneladas! Para suportar um tal peso, tem os membros posteriores tão grossos como pilares, terminados por patas com garras que se assemelham às das aves. A sua cabeça enorme domina a paisagem a mais de cinco metros de altura. Tem um crânio maciço, suportado por um pescoço bastante curto mas muito forte. Os seus olhos de caçador permitem-lhe avistar de longe as suas presas.

Um atacante temível

A maior parte do tempo, para satisfazer o seu apetite feroz, o Tyrannosaurus não pode contar com a sua rapidez. É um animal pesadão, que se desloca à velocidade de um homem a passo, alimentando-se muitas vezes com carcaças de animais mortos que encontra à sua passagem. No entanto, é capaz de ataques surpresa, carregando sobre as suas vítimas em grandes passadas, atingindo velocidades de ponta de 35 km/h.

Um grande apreciador de carne fresca

Quando o Tyrannosaurus apanha uma presa com as mandíbulas, esta não mais lhe consegue escapar. Crava no seu corpo diversas fiadas de dentes serrilhados, alguns dos quais medem 15 cm de comprimento! Fazendo violentos movimentos com a cabeça da direita para a esquerda, despedaçando rapidamente a sua vítima com a boca, quebrando os ossos mais resistentes, empanturrando-se de carne até ao último bocado.
Os seus braços, particularmente curtos, terminados por duas garras aceradas, não lhe servem de nada para segurar as suas presas.

[Do livro “Dinossauros - Animais Desaparecidos"]

Retirei este excerto, sobre um dos dinossauros mais aterradores, de um dos livros que mais gosto da colecção “Descoberta do Mundo”.
Gosto muito de ver e ler livros sobre dinossauros.

Sem comentários: